quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pitágoras e o seu famoso Teorema

Pitágoras foi um matemático e filósofo que nasceu por volta de 570 a. C. na ilha grega de Samos. Mais tarde viveu em Crotona, sul de Itália, onde fundou a Escola Pitagórica. Diz-se que foi nesta escola que se demonstrou o famoso Teorema de Pitágoras.
Investiga mais sobre quem foi Pitágoras...

Os pitagóricos demonstraram que:
A área do quadrado construído sobre a hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os catetos.

E depois deduziram o famoso Teorema de Pitágoras:
Num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

sábado, 26 de abril de 2014

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014

A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional que reúne personalidades do mundo da matemática de 47 países. O seu objetivo é promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru Matemático sem Fronteiras, que tem lugar no mesmo dia em todos os países participantes.

No dia 27 de março 158 alunos do nosso Agrupamento, do 2.º ao 9.º ano de escolaridade, participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras.
Parabéns a todos os alunos que participaram!


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Canguru Matemático sem Fronteiras 2014


No passado dia 27 de março 158 alunos do nosso Agrupamento, do 2.º ao 9.º ano de escolaridade, participaram no concurso Canguru Matemático sem Fronteiras.
Parabéns a todos os participantes!
Os resultados estão para breve...

Se quiseres saber mais sobre este concurso consulta o seguinte endereço: