A Importância dos Pais na formação dos Filhos

Será que o empenho dos pais para com os filhos é um meio para alcançar melhores resultados escolares a Matemática?
Todos os pais demonstram preocupação perante o desempenho dos seus educandos, até porque ter o filho na escola acarreta gastos e o desejo dos pais é que o filho progrida na escolaridade. Face a estas preocupações, julgamos que todos mandam estudar os seus filhos. No entanto, não definem regras nem deveres, deixando esses cuidados à responsabilidade dos filhos. Claro que ouvir “Vai estudar!” fica muito aquém de escutar algo do género: “Tenta tu sozinho primeiro, eu daqui a alguns minutos vou aí ver como está a correr”. Não custa nada, porém na prática os resultados são visivelmente distintos. Mesmo que os pais não consigam ajudar os seus filhos na resolução das tarefas, contribuem para que eles criem hábitos de pensar, estudar, de organização e, acima de tudo, estão a responsabilizá-los pelas suas próprias tarefas.
Na verdade, quando esta preocupação passa a uma participação activa no processo educativo do filho, tal evidencia-se nos resultados. Não é necessário estudarem com eles, apenas, estarem atentos diariamente aos TPC (trabalhos para casa), ao caderno diário e a outros deveres escolares, irem frequentemente à escola e procurarem inteirar-se o mais possível da vida escolar do seu educando.
Proporcionar um local de estudo próprio é importante, não importa se tem os recursos mais sofisticados, importa ter o essencial. Se hoje estuda aqui e amanhã ali, acaba por tudo andar disperso, não permitindo criar hábitos de organização nem de estudo, assim como dificulta a concentração nas tarefas que tem a fazer.
Uma atitude de perseverança que os pais revelam perante o filho reflecte-se nos resultados a Matemática. Os pais devem desenvolver esforços no sentido de conseguirem maior controlo e mais diálogo com os seus educandos, assumirem uma maior responsabilidade pela assiduidade e comportamento dos seus educandos, estabelecer frequentes contactos com o Director de Turma, terem um maior empenhamento no processo educativo dos seus educandos, promover nos seus filhos atitudes de respeito pelas actividades e pelos agentes educativos. Tudo isto se realiza através do acompanhamento da vida escolar dos seus educandos e de um relacionamento entre os pais e a escola baseado na confiança e na compreensão.