segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O 1.º CICLO NA MATEMÁTICA NA CORRENTE DO CÁVADO

As escolas do 1.º Ciclo do nosso agrupamento têm em curso a iniciativa "Problema do Mês".
Seguem-se os desafios colocados aos alunos em Março e Abril:
NÍVEL 1

MARÇO

TORNEIO DE XADREZ
Na turma do Joel vai realizar-se um torneio de Xadrez. Na primeira fase da competição cada aluno tem que fazer 1 jogo com cada um dos restantes colegas da turma.
Sabendo que a turma dele é composta por 10 alunos, quantos jogos se irão realizar nesta primeira fase do torneio?

ABRIL

A BELA E OS QUADRILÁTEROS

Observando a figura ao lado, a Bela pôs-se a pesquisar outras figuras que se podem ver dentro dela.




Encontrou um losango:


1. És capaz de encontrar mais losangos iguais a este?
2. Quantos?




A Bela encontrou também um trapézio:






3. És capaz de encontrar mais trapézios iguais a este?
4. Quantos?



NÍVEL 2
MARÇO
TORNEIO DE XADREZ
Na escola do Joel há 256 alunos. Ele está a organizar um torneio de Xadrez onde participarão todos os alunos da escola. Na primeira fase da competição, cada aluno terá que disputar um único jogo, com um colega da escola.
Os vencedores dos jogos desta 1.ª fase passarão à 2.ª e jogarão entre si, tal como na 1.ª fase. Os vencedores da segunda fase passarão da mesma forma à 3.ª e assim sucessivamente até que na fase final se disputará apenas um jogo, do qual sairá o vencedor do torneio.

1. Quantas fases serão necessárias realizar para encontrar o vencedor?
2. Quantos jogos se irão realizar nesta primeira fase do torneio?
3. Quantos jogos se irão realizar ao todo no torneio?


ABRIL
A BELA E OS TRIÂNGULOS



Observando a figura ao lado, a Bela pôs-se a pesquisar outras figuras que se podem ver dentro dela.



Encontrou dois triângulos:




1. És capaz de encontrar mais triângulos?
2. Quantos?

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