quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Paradoxos Matemáticos

Olá,
Retomamos a atividade deste blogue com um tema que consideramos rico, porque estimula a discussão/argumentação e portanto, também o raciocínio - Os paradoxos matemáticos.
Podemos descrever o que são paradoxos como situações que aparentando ser verdadeiras, são falsas, ou então situações que sendo falsas, aparentam ser verdadeiras. Geralmente estão associados a estes paradoxos erros de raciocínio, muitos deles, comuns no nosso dia-a-dia. 
A abordagem destes paradoxos estimula-nos a uma prática essencial na aprendizagem - refletir sobre os erros, e ajuda-nos assim a resistir melhor à tendência (natural) de cometermos determinados tipos de erros  de raciocínio.
Cá vai então o primeiro:
A Compra do Anel

Uma jovem mulher entrou numa joalharia, escolheu um anel no valor de mil euros, pagou e foi-se embora.

Voltou à loja no dia seguinte e perguntou se podia trocá-lo por outro. Desta vez, escolheu um que valia dois mil euros, agradeceu ao joalheiro amavelmente e preparou-se para sair.

O joalheiro, tentou impedir a sua saída e exigiu-lhe mais mil euros. Indignada, a jovem alegou que já lhe tinha pago no dia anterior o valor de mil euros e que acabava de lhe entregar um anel no valor de mil euros também. Portanto, ela considerou que nada lhe devia e saiu da loja com o novo anel, deixando o joalheiro desorientado.
Quem achas que tinha razão? Porquê?   

Sem comentários:

Enviar um comentário